Caçadores de Aurora Boreal

Caçadores de Aurora Boreal






Sempre me perguntam qual foi minha viagem preferida pelos EUA e o que não podem deixar de fazer por aqui, claro que além dos lugares clichês como Disney ou Las Vegas, existem também viagens mais ousadas  onde além de conhecer um lugar novo, você também pode passar por experiências surreais, como aconteceu comigo no Alaska onde pela primeira vez vi uma aurora Boreal.

Apos pesquisar um pouco sobre o fenômeno descobri que o Instituto geofísico da universidade do Alaska faz o acompanhamento e previsão diário de aparecimento da Aurorae a maior probabilidade é no ápice do inverno onde as temperaturas podem chegar ate a –50°C, para acompanhar a previsão clique aqui.

Aurora Boreal

Sendo assim programei minha viagem para 15 de Janeiro e fui para Fairbanks que segundo as pesquisas é ponto favorito dos caçadores de Aurora. Chegamos na sexta e já do avião percebi que a viagem seria surreal, após ver essa paisagem pela janelinha.

12932635_936205583141505_284354071577788451_n

Nos hospedados no Hotel SpringHill Suites Fairbanks  que fica a poucos minutos do aeroporto e  assim que coloquei o pé fora dos aquecedores veio o choque, de nada mais, nada menos que -35°C foi  uma mistura de surpresa e paixão, porque nunca tinha visto ou sentido algo como aquilo na vida, a paisagem era uma mistura do azul do céu com o branco da neve, claro que me apaixonei logo de cara.

befunky-collage1

Para ver as luzes você precisa estar em um lugar com o mínimo possível de interferência das luzes da cidade e o mais escuro possível, pesquisamos e encontramos o Chena Hot Springs Resort. O resort fica isolado de tudo e oferece diversas atrações imperdíveis como o bar de gelo e a fonte termal, vale a pena ir e passar o dia, mas contarei maiores detalhes em outro post para não perder o foco da Aurora.

No sábado acordamos cedo e partimos para o Resort que abre as 10h da manha para visitantes e fica a cerca de 1:30h do hotel, honestamente quase não senti a hora passar, estava maravilhada com todas as paisagens do caminho.

befunky-collage2

Ao chegar consultamos as opções de pacote para ver a Aurora e escolhemos o pacote que eles chamam “Snow Coach Aurora Viewing Tour”, custa $75 por pessoa e inclui o transporte de ida e volta em um ônibus de neve do Resort que fica a 1100 pés de altura ate o cume da montanha a 2600 pés de altura, bebidas quentes, sopa, fogueira e uma cabana com aquecedores, outro detalhe muito importante ao todo o tour tem duração de 5 horas, então esteja devidamente preparado e caso não tenha tudo o resort fornece alguns acessórios como calcas e botas especiais pra esse tipo de atividade.

snowcoachtopmoon

O transporte saiu as 22h da noite em ponto e foram mais 30min dentro do ônibus subindo a montanha, quando chegamos era praticamente impossível mesmo com toda as roupas especiais, ficar ao ar livre, todos os celulares desligaram por causa da baixa temperatura e meus cílios congelaram, mas mesmo assim ainda estava em êxtase por viver aquela experiência.

Nos aconchegamos e revezamos entre ficar dentro da cabana e sair pra espiar se as luzes apareceriam e finalmente por volta das 23:30h o céu começou a mudar de cor com luzes que dançavam sobre a minha cabeça e gradativamente mudavam de cor com tons de amarelo, verde e roxo como um perfeito ballet, com o melhor arranje de cores que eu já tinha visto. Naquele momento esqueci todo o frio e toda vontade de ficar quentinha na cabana e fiquei ali apreciando aquela coreografia que poucos tem oportunidade  de assistir.

As fotos a seguir não são minhas, infelizmente tinha acabado de comprar uma câmera e não tive tempo de configurar, como a câmera não tem visor e meu celular desligou por causa da baixa temperatura, não vi que todas as fotos estavam saindo completamente pretas, mas as fotos abaixo são de fotógrafos que ao contrario de mim estavam devidamente equipados.

befunky-collage3

Essa foi minha viagem preferida aqui nos EUA e pra finalizar quero deixar algumas dicas que vão ajudar na hora de fazer as malas e um lembrete super importante sobre carro e dirigir na na neve.

befunky-designcameraSe você pretende tirar fotos tenha uma câmera com longa exposição, para a lente capturar a foto você precisa de uma exposição longa e isso varia de 10 a 20 segundos sendo assim você também vai precisar  de um  tripé, pois é humanamente impossível manter a lente imóvel apenas segurando.

 

cabide-de-roupas_318-35969O segredo para vencer o frio são as camadas, comece com roupa térmica, lã, fleece acredite se quiser mas eles fazem muuuita
diferença  e por fim um bom casaco de neve e os acessórios padrão como cachecol, luvas e etc.

 

clothing-winter-boots-iconBotas de neve a prova d’agua, meias e foot warmers ou aquecedores de pés traduzindo, eu odeio ficar com os pés gelados então posso dizer que eles me ajudaram muito.

 

car-icon-png-25

Quando for alugar o carro certifique-se que o cabo que mantem o motor aquecido vem junto, o nome em ingles é Block Heater , sem ele o motor congela,  recomenda-se usar o Block Heater em temperaturas menores que –15°C.

 

forma-de-floco-de-neve-de-inverno_318-27531Tenha cuidado quando dirigir na neve, verifique se há necessidade de correntes nos pneus e fique atento as camadas de gelo na pista, elas são a maior causa de acidentes no inverno.

Depois das malas feitas, boa viagem!




5 Comments

  1. Leonardo Celice
    December 2, 2016 / 13:31

    Quase minha vizinha, sou de Mauá. Meu sonho é ver a aurora. .. imagino que deve ser a melhor coisa 💙
    Um beijo e obrigado por compartilhar essa delicia de história !

    • Suellen Aragao
      Author
      December 2, 2016 / 14:02

      Obriga Leornardo!
      Nossa somos praticamente vizinhos mesmo, como andam as coisas pela nossa vizinhança? Curte a página no face que tem muita história legal e muitas outras virão! Beijos

  2. Mariana Nora
    March 26, 2018 / 14:13

    Olá Suellen! Muito obrigada por compartilhar conosco sua experiencia. Estou indo para o Fairbanks no próximo mês e estou tende um pouco de dificuldade para achar informações sobre a cidade. Primeiramente gostaria de saber como são as estradas por lá no mês de fevereiro, é seguro e tranquilo alugar um carro equipado para neve ou vc sugere uma outra opção para deslocamento? Também tenho dúvidas de como ver a aurora boreal em fairbanks. Vi que você foi até um resort para fazer o tour e ver a aurora boreal. Você achou que valeu a pena comprar o pacote? Caso você tenha alguma outra indicação pode me passar.. Muito obrigada.

    • Suellen Aragao
      Author
      March 26, 2018 / 16:20

      Oi Mariana, que legal! As estradas sao exatamente como nas fotos, tem muita neve, mas eles jogam sal e limpam algumas vezes por dia, o que facilita bastante na hora de dirigir, eu aluguei um carro normal com cabo pra aquecer o motor, mas quando estava saindo do hotel vi que tem um transfer do hotel Marriot ate o resort com todas as atividas.
      Eu acredito que voce consiga ver a aurora sem fazer o tour, mas aconselho ir com alguem que conheca o caminho porque qualquer interferencia de luz da cidade atrapalha a experiencia, nao precisa comprar um pacote, apenas o tour por questoes de seguranca.
      O resort tem muita coisa legal, como o museu de gelo e as piscinas termais, se voce chegar no resort por volta das 11/12h da manha, consegue ver tudo sem correria, jantar e ir pro passeio da aurora, porque eles saem do resort as 22h e voltam as 4h da manha.
      Te aconselho comprar o passeio da aurora, quando eu fui peguei -35 e no topo da montanha estava pior ainda, o que me ajudou a ficar la ate a hora que a aurora apareceu foi a estrutura e as bebidas quentes que eles oferecem, sem contar as questoes de seguraca, porque voce so consegue ver a aurora quando se isola totalmente das luzes da cidade.

  3. Gabriela
    March 26, 2018 / 16:01

    Ótimo post! Sonho em ver a aurora boreal no Alaska, mas no momento estou planejando ver o fenômeno do sol da meia noite, na Finlândia, para realizar um sonho do meu noivo. Estou achando mega difícil de achar informações sobre isso, se rolar um post ou algumas dicas sobre esse assunto ficaria muito agradecida! Adoro o site e blogsou fã! Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *